"Felicidade como algo individual: você é capaz, você está vivo!"

Psicanálise em prosa e verso - Psicanálise clínica, consultoria em saúde e educação

Consultório:
Rua: Professor Moraes, 562 - Savassi
Belo Horizonte/MG

https://www.facebook.com/psicanalise.em.prosa.e.verso
https://www.facebook.com/daniella.pietra
(31)99200-6550
daniellasalgado.psicanalise@gmail.com

Projeto "O Diário”: enfermagem e pedagogia de mãos dadas em oposição ao mal de Alzheimer

27/02/2015 17:04

Segundo a associação brasileira de Alzheimer, o mal de Alzheimer é uma doença incurável que se agrava ao longo do tempo, com maior prevalência em idosos.  De causa idiopática, a doença consiste no depósito anormal de determinas proteínas no cérebro, atrapalhando o seu funcionamento, levando a progressiva redução de seu volume, dos neurônios e sinapses responsáveis pela memória e pelas funções executivas que envolvem planejamento e execução de funções complexas. Outras áreas tendem a ser atingidas, posteriormente, ampliando as perdas.

O tratamento consiste em medicamentos e cuidados multidisciplinares. Nem todos os pacientes respondem da mesma maneira, devido a vários aspectos, principalmente quando se leva em consideração a fase onde começou a terapêutica – quanto antes descobrir, mais as chances de bons resultados.  Numa doença que progride inexoravelmente, nem sempre é fácil avaliar resultados, por esta razão, é fundamental que os familiares utilizem um diário para anotar a evolução dos sintomas e se questionem: “A memória está melhor? Os afazeres diários são cumpridos com mais facilidade? O quadro está estável? O declínio ocorre de forma mais lenta do que antes da medicação?” - Sem essas anotações fica impossível avaliar a eficácia do tratamento.

A ideia do projeto “The notebook” nasceu em decorrência do livro: “O Caderno de Noah” de Nicholas Sparks. Em 2004 a obra ganhou os cinemas como: “The notebook” ou “Diário de Uma Paixão” - título no Brasil. O livro é baseado em uma história real. O romance começa com Noah Calhoun, um homem idoso, contando uma linda história de amor entre dois jovens para uma mulher em uma casa de repouso. Posteriormente, o leitor percebe que Noah está lendo para a sua esposa que sofre da doença de Alzheimer – Allie – e que não o reconhece. Com o passar dos dias de leitura, Allie diz gostar de Noah. Uma noite, depois de jantarem juntos, Allie se lembra do marido – desafiando os prognósticos médicos. Ao reconhecer seu marido, ela diz que o ama e eles se abraçam e conversam. Porém, depois de quase quatro horas, Allie fica confusa, começa a entrar em pânico e a ter alucinações, esquecendo quem é Noah novamente. Assim, eles vivem, entre esquecimentos e lembranças, porém mostrando o valor da atenção e da afetividade.   

O projeto tem como objetivo comprovar a eficácia de um tratamento voltado à atenção, escuta e atividades propostas que estimulem o paciente, no sentido de minimizar as chances de apatia, reduzir a evolução da doença e valorizar momentos de lembranças.

O atendimento é feito em domicílio.

Daniella Salgado Caldeira Gomes – (031)9200-6550

Belo Horizonte/MG - Brasil

daniellasalgado.psicanalise@gmail.com

https://lattes.cnpq.br/9384207712915789

 

Referências:

Associação Brasileira de Alzheimer, disponível em: https://abraz.org.br/

BERKENBROCK, Ivete; SCHIAVINATO, Joice Peters. Manual Mais Memória Arte Sucata – 2010. Disponível em: https://www.crf-mt.org.br/arqs/materia/1361_a.pdf

SPARKS, Nicholas. O Caderno de Noah. 1.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997. 172p.